top of page

7 Passos para Montar a sua Especificação Gráfica

Atualizado: 30 de mai. de 2020



Uma das consultas mais solicitadas pelo cliente é sobre como realizar as especificações de materiais gráficos para pedidos de orçamento. Todas as peças criadas e finalizadas pela Meta Criativa seguem para o cliente com suas devidas especificações, porém todo conhecimento é válido e nunca se sabe quando precisaremos cotar um material que chega pronto para imprimir, sem passar pela agência de propaganda.

Aprenda a montar a sua especificação gráfica seguindo 7 simples passos!

  1. Nome da peça

  2. Formato da peça

  3. Quantidade de cores que o material terá

  4. Papel que deverá ser usado

  5. Acabamento que deve ser dado ao material

  6. Quantidade a ser impressa

  7. Endereço de entrega

Passo 1 – Nome da peça

Nomear uma peça é importante para organizar o nosso trabalho. Muitas vezes pedimos vários orçamentos ao mesmo tempo e precisamos identificá-los para arquivar no JOB.


Passo 2 – Formato da peça

Para uma lâmina, basta informar largura × altura. Para um folheto é preciso informar largura × altura da arte aberta e largura × altura da arte fechada. Caso a peça possua mais de 4 páginas, informar o número de páginas.



Passo 3 - Quantidade de cores da peça

Normalmente, as peças são impressas em 4 cores na escala CMYK (azul, magenta, amarelo, preto), mas é possível que algumas sejam impressas com mais ou menos cores, utilizando a escala Pantone sozinha ou em conjunto com a CMYK. Para indicar a quantidade de cores de um material que será impresso em apenas um lado do papel, siga essa norma:

  • 1 cor – 1/0

  • 2 cores – 2/0

  • 3 cores – 3/0

  • 4 cores – 4/0


Para indicar a quantidade de cores de um material que será impresso nos dois lados papel, siga essa norma:

  • 1 cor – 1/1

  • 2 cores – 2/2

  • 3 cores – 3/3

  • 4 cores – 4/4

  • 5 cores – 5/5

Quando o material for impresso com quantidade de cores diferentes em cada lado do papel, siga a mesma lógica para indicar quantas cores cada lado terá:

  • 2/1

  • 3/2



Passo 4 – O papel que deverá ser usado

Cada trabalho pede um tipo de papel, com gramatura específica. Tudo vai depender da utilização da peça e do tempo que você precise que ela dure. Os tipos de papel mais usados são o couché fosco, o couché brilho, o offset e os cartonados duplex e triplex. Suas gramaturas variam de 75 g a 350 g. Uma lâmina frente e verso que precise ser trabalhada por uma equipe de vendas precisa ter um papel com gramatura maior, como o couché 250 g, enquanto um flyer de ampla distribuição pode ser feito em um papel mais fino, como o offset 75 g ou o couché 90 g. Conheça os 5 papéis mais utilizados.


Passo 5 – O acabamento que a peça deve ter

Nessa parte do orçamento indica-se como a peça deve ser finalizada.

  • Corte – indica se a peça terá corte reto ou corte de faca especial.

  • Dobra – indica a quantidade de dobras que a peça terá.

  • Laminação – indica se a peça terá laminação (fosca ou brilho) em um ou nos dois lados do papel.

  • Verniz – indica se a peça receberá acabamento de verniz em um ou nos dois lados do papel. O verniz pode ser aplicado na peça toda ou apenas em locais específicos, o que chamamos de verniz total ou verniz localizado. Além disso, os tipos de verniz são: fosco, brilho ou texturizado.

  • Elementos extras – indicam se a peça precisar de rebite, cola, fita dupla face, furo, cordame, grampo, apliques, serrilha, picote etc.

Passo 6 – Quantidade a ser impressa

Para o cálculo do orçamento, é necessário indicar a quantidade de peças que você pretende imprimir. Como o custo unitário diminui à medida que a quantidade de peças aumenta, convém cotar mais de uma quantidade para comparar o melhor custo-benefício para a verba disponível.



Passo 7 – Endereço de entrega

As gráficas entregam o material, sem custo, na cidade onde estão instaladas, no entanto a maioria delas também faz entrega em outros pontos do país. Assim, é importante indicar o local de entrega no orçamento,pois isso interfere no fechamento dos custos.


Agora veja como ficarão as informações após seguir os 7 passos para montar a sua especificação gráfica


Nome da peça: Folheto Imaginário

Formato da peça: 42 × 28 cm aberto / 21 × 28 cm fechado

Quantidade de cores: 4/4

Papel: couché fosco 250 g Acabamento: corte reto + uma dobra + laminação fosca frente e verso + verniz brilho localizado

Quantidade: 200 / 300 / 500

Local de entrega: Praia do Jaboatão, 45 – Fortaleza-CE – CEP 85552-180

Se ainda tiver dúvida, manda um e-mail ou liga pra gente.

170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page