top of page

Os 5 Principais Papéis Utilizados no Mercado Gráfico

Atualizado: 30 de mai. de 2020


Shutterstock image

Existem no mercado inúmeros tipos de papel e aqui vamos falar sobre os cinco mais utilizados nas impressões de materiais promocionais. Assim, você poderá ter uma noção melhor na hora de fazer a sua opção na montagem do seu orçamento gráfico.

Offset

O papel offset tem superfície uniforme, cor branca fosca, bom corpo e baixo custo. Sua gramatura varia de 50 g a 240 g. É ideal para papel timbrado, miolo de livros, folhetos, receituários e peças que exigem custos mais baixos.

Couché

O couché é um papel resistente, com textura bem lisa e ótima qualidade para impressão. É encontrado em duas versões: brilho e fosco. Sua gramatura varia de 90 g a 300 g e é um excelente papel para a impressão de cartões de visita, folders, flyers, cartazes, entre outros.

Duplex

Popularmente conhecido como papelão, o papel duplex tem em sua composição duas camadas: uma branca, acetinada e lisa e a outra não branqueada. Sua gramatura varia de 250 g a 350 g e é a opção certa para a impressão de caixas, sacolas, embalagens, displays e móbiles.

Supremo

Este é um papel muito resistente e de textura extremamente lisa, o que faz dele a opção preferida para impressos de alta qualidade que exigem gramaturas maiores, como calendários de parede, testeiras e marcadores de livro, por exemplo. Você o encontra o em gramaturas que variam de 250 g a 350 g.

Reciclato

Trata-se de papel offset 100% reciclado cuja aparência apresenta tons de caramelo. Sua gramatura varia de 90 g a 240 g e pode ser utilizado em todo tipo de impressão em que a sustentabilidade faça parte da comunicação ou da política do cliente.

DICAS IMPORTANTES

  • Quando for imprimir materiais frente e verso, não escolha gramaturas muito baixas, pois o risco de um lado do papel manchar o outro é muito grande. Dependendo do que for impresso, o ideal é escolher uma gramatura a partir de 120 g.

  • Caso o seu material tenha dobras, opte pela laminação para evitar que as dobras fiquem com aspecto de papel gasto.

  • Lembre-se: o papel é parte fundamental do seu material, mas o trabalho final é resultado da especificação como um todo. Se você tem dúvidas em como montar a especificação gráfica do seu projeto, descubra os Sete Passos para Montar a sua Especificação Gráfica.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page