top of page

Na Realidade do Vírus, o Caminho é Digital




Com a quarentena, shoppings e lojas fechadas, o e-commerce apresentou um crescimento de 81% no mês de abril. Chegou a hora de se preparar para uma nova realidade!


O distanciamento social praticado por aqueles que podem e têm bom senso, escancarou as janelas digitais que já se encontravam abertas o tempo todo – os números do e-commerce apoiam esta afirmação. Segundo o portal e-commercebrasil, com a pandemia, o volume de compras on-line cresceu 81% no mês de abril/2020, representando um volume de 9,4 bilhões de reais em negócios.


Sabemos que nada substitui um passeio de compras pelos centros comerciais do país, mas será que isso fará parte do “novo normal” que se desenha para o pós-pandemia? Quantos hábitos e cuidados que estamos desenvolvendo agora serão incorporados ao nosso cotidiano? Será que retomaremos normalmente as mesmas atividades presenciais de antes? Por exemplo, quanto tempo levará para que as pessoas sintam segurança em retornar aos cinemas e teatros? Será que os streamings, que hoje substituem essas atividades, não ocuparão seus espaços definitivamente? E as viagens de negócios? Será que as empresas vão continuar financiando reuniões presenciais fora de suas sedes quando o vírus está mostrando que podemos manter a eficácia, com maior objetividade, em reuniões virtuais?


Os dias pedem questionamentos que extrapolam o consumo de produtos, serviços e cultura, trabalho, saúde etc. O que questionamos é o nosso estilo de vida em um mundo ressignificado. Mesmo que os órgãos mundiais de saúde alertem para a possibilidade de novos vírus no futuro, tenho certeza de que voltaremos a circular por aí. Mas não como antes. Faremos isso de forma mais seletiva, e, dessa forma, todo o espaço que o mundo digital ganhou durante o isolamento continuará presente em nossas vidas e crescerá cada vez mais.


No universo pandêmico, a realidade é digital. Se antes projetávamos o futuro dessa forma, o vírus veio mostrar que esse tempo já chegou. E arriscamos afirmar que as empresas que ignorarem essa lógica perderão espaço no mercado.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page